domingo, 17 de abril de 2016

e-Tec/EAJ diploma alunos em Apodi

Em cerimônia realizada no último sábado(9), a Coordenação Geral do e-Tec/EAJ/UFRN realizou a diplomação de 33 técnicos em Cooperativismo ofertado pelo sistema Rede e-Tec Brasil no município de Apodi. A cerimônia realizada na Escola Municipal Isabel Aurélia Torres, localizada no Sítio Córrego, contou com a participação do Coordenador Geral do e-Tec/EAJ/UFRN, Ivan Max Freire de Lacerda; a Coordenadora Adjunta do e-Tec/EAJ/UFRN,Gisllayne Cristina de Araújo Brandão; a Coordenadora do Curso de Cooperativismo, Nildete Maria da Costa; o Coordenador de Polo de Apodi, Antonio Caubi Marcolino Torres, além de tutores, alunos e familiares.

Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil tem como objetivo a oferta de educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. No Rio Grande do Norte, a Escola Agrícola de Jundiaí é uma das ofertantes e tem beneficiado mais de 3138 jovens e adultos nos municípios de Apodi, Areia Branca, Assú, Caicó, Ceará-Mirim, Ceará-Mirim – Assentamento Rosário, Monte Alegre, São Paulo do Potengi, Touros, Vera Cruz, Macaíba e Natal.

Para o aluno, Isaac Wallace da Silva, a diplomação é a concretização de um sonho. “Hoje se concretiza um sonho que teve inicio em 2004 com a constituição da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (RN) (COOPAPI), por isso que essa turma é motivo de orgulho para o municipio de Apodi, que teve vários de seus filhos precisando sair de suas casas para cursar um nível técnico e hoje têm a oportunidade de proporcionar esse conhecimento na própria comunidade. O curso nos proporcionou momentos de alegria, companheirismo e amizade, que são ingredientes indispensáveis em convivência coletiva, mas tínhamos em mente que ali estávamos para absorver todo o conteúdo aplicado e nos tornarmos estudiosos do cooperativismo para podermos colocar na prática, a nossa futura e tão esperada profissão e nos tornarmos multiplicadores dos princípios cooperativistas”

Segundo o Coordenador Geral do e-Tec/Escola Agrícola de Jundiaí, Professor Ivan Max Lacerda, a cerimônia representa um marco na história do e-Tec. “Iniciamos a oferta de cursos da Rede e-Tec em 2012, e hoje, estamos realizando nossa segunda formatura. O e-Tec/EAJ/UFRN tem como principal objetivo oferecer educação pública, gratuita e de qualidade. Para estes alunos, o e-Tec representa a possibilidade formação em seu município de origem, e muitas vezes, em sua comunidade rural”.

e-Tec Brasil

A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério da Educação que tem como foco a oferta de cursos técnicos à distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos.

Na Rede e-Tec Brasil, os cursos são ofertados através de um sistema de ensino virtual complementado com as atividades presenciais desenvolvidas nos polos de apoio devidamente equipados com infraestrutura necessária destinada aos alunos.

 








Texto EAJ com fotos: Doc Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário